terça-feira, 29 de setembro de 2009

26.1 Baixa Auto-Estima:

A falta de auto-estima está em geral enraizada na infancia, quando você nunca é encorajada a acreditar que tem valor. Como resultado de ser alvo de criticas constante, passou a acreditar que era realmente "mau" e que era a causa de todos os problemas da familia. Para sentir-se aceita, tentava agradar a todo momento. Mas quanto mais tentava, mais frustrada ficava. A falta de auto-estima afeta sua capacidade de estabelecer objetivos. Tem medo de arriscar. Sente-se responsável quando as coisas dão errado, e quando tudo vai bem, não se dá crédito. Ao contrário, acha que esse sucesso não vai durar.
Com a falta de auto-estima, você pode:
a) temer o fracasso
b) sentir-se inadequada
c) temer rejeição
d) Isolar-se dos outros
e) ter uma auto-imagem negativa
f) sentir necessidade de ser perfeita

- CADERNINHO EM MÃOS:
1. Dê exemplos de seu comportamento que indicam sua falta de auto-estima:

2. Explique as causas basicas, as raízes de sua falta de auto-estima:

3. Quais os resultados negativos de sua falta de auto-estima?

4. Reflita tudo o que escreveu em seu caderninho, em seguida faça essa oração:


Querido  Pai Celestial!
Venho a Ti mais uma vez pedir ajuda pelas areas do meu coração que ainda sofro.
Olho a minha volta e vejo as pessoas e me sinto cada vez mais diferente delas e excluida, muitas vezes.
Senhor, cada situação que acontece que me faz sentir  rejeitada, aumenta cada vez mais as minhas incertezas e me sinto  inadequada e insegurança. diante da vida.
Ajuda-me Senhor, a olhar com outros olhos o mundo que me cerca e a mim mesma.
Que eu tenha fé ativa, que age em minha mente para motivar-me  e intusiasmar-me.
Que age no meu coração para alegrar-me e fortalecer-me.
Que age em meu corpo para impulsionar-me para a ação.
Que eu possa crer nas pessoas, na vida e em mim.
Eu estou certa, meu Deus, que assim como a semente que cai na terra, germina e cresce, assim tambem nascerá confiança em meu coração!
Eu te peço tudo isso em nome de Jesus, amém

 

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ana Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Seguidores