segunda-feira, 21 de setembro de 2009

19.1 Medo do Abandono:



O medo do abandono é uma reação  ao estresse que você começa a sentir desde a infancia. quando criança, você foi vítima da instabilidade de comportamento dos adultos responsáveis por você. Sem saber se seus pais estariam ou não ali com você no dia seguinte, talvez  foi até abandonada fisica ou emocionalmente. À medida que a instabilidade deles aumentava (as vezes com vícios), acentuava-se a incapacidade deles de agirem como pais. Você, como filha, simplesmente não existia. Como adulta, foi inclinada a escolher parceiros que te levem a sentir o mesmo medo, a ter a mesma insegurança. Tentando satisfazer todas as vontades do parceiro, para evitar a dor do abandono. O medo pode te dominar tanto que impede que lide com seus problemas ou conflitos, gerando assim, um ambiente tenso, com pouca comunicação saudável.

Quando teme o abandono, você pode:
a) sentir insegura
b) tornar-se super-responsável (carregar os problemas de todo mundo)
c) evitar ficar sozinha
d) preocupar-se excessivamente
e) sentir culpa quando quer recuperar-se
f) tornar-se dependente demais

- CADERNINHO EM MÃOS
1. Dê exemplos especificos que demostram que você teme ser abandonada:

2. Fale sobre as raízes desse medo do abandono:

3. Quais os resultados negativos de seu medo do abandono?

4. Depois das respostas feitas, vamos ao Divã de Deus? Então  ore assim:

Querido Senhor, meu Deus!
O Senhor sabe de todas as coisas, sondas o meu coração e me conhence muito bem.
Senhor, tenho sentido muitas vezes insegura e com medo de ser abandonada. Aliás, muitos medos tem invadido a minha mente; medo do fracasso, medo de sofrer, medo de ser traída, medo de ser abandonada.
Esses medos me sercam e me oprimem, fazendo da minha vida um tormento. O medo me paraliza, e na maioria das vezes eu sofro com medos infundados. Liberta-me Senhor desta insegurança!
Que eu possa conhecer o teu verdadeiro amor que lança fora todo o medo. Amar mais que temer.
Que eu possa receber de Ti a fé que vence o mundo. apenas crer e não duvidar.
Eu sei que o medo do abandono será vencido quando eu aprender a confiar inteiramente em Ti e amar de verdade. Amar tendo a certeza que tudo está em tuas mãos, inclusive a minha vida, não tendo motivos para temer. Obrigado Senhor por estar em tuas mãos e em teus cuidados. Em nome de Jesus, Amém

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores