terça-feira, 29 de setembro de 2009

24.1 - Culpa Falsa ou Verdadeira

A culpa falsa ou verdadeira está ligada a quase todas as outras areas. Quando você age com raiva ou com medo, quando está deprimida ou luta com uma auto-imagem negativa, geralmente tem que lidar tambem com sentimento de culpa. Até o estresse traz sequelas de culpa por não agir com amor , sensibilidade , paciencia e alegria ou quando perde o desejo de ajudar ou servir mais alguem. Muitas mulheres foram criadas num contexto legalista, aprendendo a sentir culpa que não vinha de Deus. Outras foram criadas num lar autoritário, onde não desenvolveram uma consciencia saudável, sua visão do bem e do mal sendo definida pela pessoa autoritária. Outras foram criadas em lares onde o bem e o mal não foram definidos de forma objetiva e onde a punição era imprevisível.

- Quando você lida com a culpa não resolvida, pode:
a) entrar em depressão
b) tornar-se hipócrita, escondendo seu sentimento de culpa
c) nutrir uma auto-imagem negativa
d) sentir-se suja, inferior e inadequada
e) andar triste, não tento liberdade e alegria no Senhor
f) confundir culpa falsa com verdadeira
g) esgotar-se carregando um grande peso emocional
h) racionalizar seu comportamento errado

-CADERNINHO EM MÃOS:
1. Dê exemplos que indicam que você sofre com sentimentos de culpa:

2. Explique as causas basicas de seu sentimento de culpa:

3. Quais os resultados negativos de não resolve-los?

4. Depois de refletir as suas respostas, faça uma oração assim:

Senhor, Tu és perdoador, tardio para irar-se, és cheio de compaixão, misericordia e amor.
Tenho sido extremamente tirana comigo mesma e não consigo me perdoar por situações que fugiram ao meu controle. Tu sabes das minhas fraquezas, o quanto não consigo me perdoar e o quanto me sinto envergonhada pelos meus erros. Livra-me de culpas que carrego no meu coração e me ajude a perdoar a mim mesma. Estou presa pelo rancor e pela amargura no oculto da minha alma e  me sinto muito infeliz.
Da-me a Tua compaixão para que eu aprenda a ser generosa comigo mesma e com meus semelhantes.
De-me forças, coragem e humildade para perdir perdão  aqueles que realmente ofendi. E discernimento do Teu Espírito Santo para ter compreenção do que é culpa falça ou verdadeira.
Inunda-me com o Teu Espírito Santo que é fonte de todo o amor e consolação de que eu necessito.
Que o mesmo sentimento de Cristo na Cruz do Calvário, quando perdoou os homens dizendo: "Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem", esteja no meu coração a partir de hoje.
Lava-me com o teu sangue e purifica-me de toda culpa falsa ou verdadeira. Em nome de Jesus, amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores