quarta-feira, 23 de setembro de 2009

23.1 Estresse:

Porque muitas vezes somos criadas num ambiente disfuncional, precisamos investir energia emocional em combater, e em manter, atitudes desfuncionais. Gastamos recursos emocionais nisso, ficando desgastadas para lidar com o estresse do dia a dia. Esse problema se acentua nas cidades grandes, onde a correria e os consequentes estresses geralmente são maiores. Quando o estresse acumula, você fica esgotada e não consegue responder bem nem às demandas pequenas. Sua reação a coisas pequenas é desproporcional. Até seu corpo responde como se estivesse preparando para atacar ou fugir, expressando uma série de sintomas físicos que acabam te desgantando mais.

Quando está estressada, pode:
a) sofrer pressão alta, suor, tensão muscular, dor de cabeça cronica, cansaço cronico ou problemas intestinais.
b) experimentar outro sintomas fisicos estranhos
c) ver sua produtividade cair
d) ficar irritada e até explosiva
e) querer fugir de todo mundo, querer sumir
f) ser muito sensível, chorando facilmente
g) perder a alegria e o prazer
h) perder o interesse sexual
i) ter muitos projetos não cumpridos

- CADERNINHO EM MÃOS:
1. Dê exemplos que ilustram que você está estressada:

2. Explique as causas basicas, as raízes do seu estresse:

3. Quais os resultados negativos do seu estresse?

4. Reflita as suas respostas e depois faça essa oração:
Senhor, venho a Tua Presença pedir o Teu auxilio.
Estou muito estressada e sinto dentro de mim um intenso cansaço.
Sinto falta de paz, estou carente Senhor!
Meu coração está triste e minha alma cansada.
Livra-me Senhor , retira de dentro de mim este peso, esta agonia, este estresse.
Vivifica-me, Senhor! Dá-me novo animo, restabelece as minhas forças, que eu possa ver que nada e nenhum problema poderá me esgotar e angustiar tanto assim.
Que neste momento eu possa me apoderar da força que vem de Ti e provar em mim mesmo que quando estou fraca, o Senhor me fortalece. 
Ajuda-me a descançar em Ti e entregar todo o meu fardo em tuas mãos. Ajuda-me a organizar melhor o meu tempo, pois sei que se eu entregar cada segundo da minha vida em tuas mãos,  o Senhor me ajudará.
A tua paz me guiará e serei como um jardim regado, plantado pelo Senhor.
Entrego em tuas mãos a minha vida e toda minha ansiedade. Recebo de Ti a Tua Paz. Em nome de Jesus, amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores