segunda-feira, 21 de setembro de 2009

14.1 O Medo


O medo é a causa basica de muitas doenças espirituais. Esse sentimento forte surge facilmente quando você começa a se analisar. Quando o medo está presente, a necessidade de negar a realidade aumenta. A perspectiva irrealista torna-se grandemente exagerada e intensifica a sua reação emocional. uma grande quantidade de doenças fisicas e mentais são frequentemente resultado direto desse estado doentio. O medo pode causar grandes dores. Ele ataca fisicamente e leva a sentimentos que vão da apreensão ao pânico. Você pode tornar-se nervosa, sentir nauseas, ficar desorientada ou ter ataques de pânico. É necessário aprender a lidar com o medo de forma sadia para o processo de recuperação.

Quando está dominada pelo medo, sente:
a) o desejo de fugir ou de isolar-se
b) dificuldade quanto a intimidade
c) dificuldade em novas aventuras
d) necessidade de controlar as pessoas ou coisas ao seu redor
e) falta de confiança
f) tristeza
g) ansiedade
h) frustração no amor

- Faça uma lista de seus maiores medos (usando seu caderninho)
- Para cada item que você alistou ao descrever seus sentimentos, responda as questões:
1. O que é que você teme (pessoas, consequencias e instituições)?

2. Por que você é medrosa (ou seja, o que aconteceu para gerar este medo)?

3. De que forma esse medo a afetou (exemplo: piorou minha auto-estima, dificultou meus relacionamentos, diminuiu meus objetivos, levou-me a procrastinação, ativou minha necessidade de controlar as pessoas, surgiu um medo de abandono, etc.)?
Exemplo simples e resumido:
A.Eu tenho medo de meu marido
B.Porque eu sinto que nunca serei capaz de agrada-lo.
C. Isso afeta minha auto-estima e sexualidade e reaviva meu medo de ser abandonada.
Então, para cada area em sua lista no primeiro item acima, acrescente essa informação (sendo mais detalhado do que no exemplo acima):
A. Eu temo:......
B.Porque:.......
c.Isso afeta:.....

4. Quais os resultados negativos do seu medo?

5. Depois de analizar todos esses itens no seu caderninho. Leia tudo o que escreveu com muita atenção e vamos ao Divã de Deus. Ore assim:

Senhor Jesus, as limitações em meu ser são muitas. Pois o medo tem atrapalhado e impedido a minha vida de alcançar meus objetivos. Já cheguei a pensar que fiz planos mais altos do que eu poderia alcançar. Mas eu sei que pro Senhor nada é impossível, e por isso oro a Ti nesse momento.
 Ajude-me, eu quero ser mais do que tenho sido!
Senhor, seja meu professor em todas as áreas de minha vida!
Dê-me sabedoria para entender e aprender tudo o que acho complicado e difícil de se fazer. Capacite-me como mulher, e espiritualmente.
Ensine-me a ter gosto pelas coisas belas, por Sua Palavra e mandamentos, por buscar a Tua presença, Tua vontade e Tua direção sobre minhas decisões.
Desperte em meu coração o interesse por tudo o que é agradável aos Teus olhos.
Sei que, se o Senhor me guiar e me ensinar, só vencerei e triunfarei.
Em Teu nome, peço e agradeço. Amém 

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores