sábado, 19 de setembro de 2009

12. 1 - Isolamento, solidão:

Muitas vezes, você acha mais seguro afastar de ambientes não confortáveis para você. Com o isolamento, evita que outros te vejam como realmente é. Afirma no intimo que não vale nada, e por isso não merece amor, atenção ou aceitação das pessoas. Como não quer ser castigada por não expressar seus sentimentos, prefere se esconder, eliminando assim a necessidade de encarar resultados incertos.



Quando você se isola, é possivel que esteja:
a) se sentindo derrotada
b) se achando diferente
c) deixando o medo tomar conta
d) temendo a rejeição
e) adiando problemas
f) vivendo na solidão

Exemplos que ilustram que você está se isolando:

- "Recusei um convite para uma festa porque tive medo de não conseguir participar bem da festa."
- "Em uma ocasião eu fiz uma bobogem numa festa e todo mundo riu de mim. Agora fico com medo de que aconteça novamente. Faço força para não aparecer, pois tenho medo de não me comportar adequadamente."
- "Varias vezes no colégio eu fiquei envergonhada quando a professora me ridicularizou. Tenho medo de que me critiquem ou contem piadas em minhas costas se eu me expressar livremente. Então, me isolo e fico calada."
- "Não sinto que estou dentro do círculo de amizades de meus colegas, mesmo quando estamos juntos. Não me sinto à vontade para conversas leves como as que eles tem a toda hora, mas tambem não sei como falar sobre coisas sérias e profundas. Fico quieta. Fico na minha."
Responda para si mesma com toda a sinceridade.
Você identifica-se com esses itens acima citado?
Caso responda : Sim, eu realmente tenho sentimentos  parecidos com os que li aqui.
Depois de anotar e listar todos as suas caracteristicas  parecidas no seu diarinho;
Vamos então ao grande Divã de Deus! Ore a Deus assim:


Senhor Jesus, sinto muita solidão em meu interior!  Medos, rejeições, e tantas coisas passam pela minha mente. Peço que acalme meu espírito, que me dê Teu refrigério.

Ajude-me a relaxar e descansar, pois eu preciso, meu Senhor! As duvidas me consomem, e eu não sei como calá-las.

Toma tudo o que me deixa assim nas Tuas mãos e leva pra bem longe; toda solidão, e o sofrimento que isso me causa, pensamentos e sentimentos ruins, retira de mim, eu peço no Teu nome Senhor Jesus; me acalme e me conforte.

Substitua este fardo que tenho levado pelo do Senhor, que é leve e suave. Fortaleça no meu interior a confiança em mim mesma e  em Ti. Eu oro em Nome de Jesus, Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores