sexta-feira, 11 de setembro de 2009

8. Descobrindo a raiz dos nossos vicios, comportamentos compulsivos ou comportamentos dependentes

Geralmente, isso requer um exame de nossa infancia. Quais necessidades não foram preenchidas? Quais experiencias ou mensagens negativas absorvemos de nossa familia nessa epoca?
O "Serenity New Testamente" destaca seis tipos de disfunção na familia de origem que podem gerar vícios, co-dependencia ou disfunção quando nos tornamos adultos:

1.Abuso ativo: A dor ou frustração do pai ou da mãe é ventilada ou projetada no filho. Formas de abuso fisico, verbal ou até mesmo sexual entra aqui.

2.Abuso passivo: Isso acontece quando elementos chaves de amor fndamental estão faltando para a criança. Uma criança precisa de afirmação verbal, afeição física e investimento pessoal de tempo e atenção. A ausencia dos pais, fisica ou emocionalmente, leva ao abuso passivo.

3.Incesto emocional: Isso acontece quando os pais usam os filhos para preencherem suas necessidades. Em familias em que um dos pais ou ambos são emocional, fisica ou financeiramente deficientes, a criança começa a assumir o papel de mãe ou de pai para eles (ou para outras crianças), cuidando, protegendo, procurando ganhar a vida desde cedo, perdendo assim a experiencia de ser uma criança normal.

4.Problemas hereditários: Quando os pais tem feridas, mágoas, amargura, defeitos e limitações que negam e não resolvem, eles tendem a estender esses problemas a seus filhos. Por exemplo, uma pai ou mãe que está frustrado e infeliz no trabalho pode forçar seus filhos a serem complusivos, perfeccionistas e viciados no trabalho para compençar suas próprias limitaçoes.

5.Mensagens negativas: Existem mensagens, verbais e não verbais, que destroem os sentimentos de valor e se tornam parte da personalidade da criança. alguns exemplos de tais mensagens são: "Você nunca chegará a nada", Você nunca faz nada certo", "Você não entende quão infeliz me tem feito?", Também o pai ou mãe que trabalha excesivamente e não tem tempo para a criança, transmite uma mensagem não verbal negativa a ela.

6.Emoções reprimidas: Em familia disfuncional, os membros negam seus sentimentos, desejos e necessidades. Mas esses sentimentos surgem mais tarde, muitas vezes de forma que machuca outras pessoas. Por exemplo, uma esposa que é forçada a ssumir um papel passivo, não tendo espaço para expressar seus sentimentos, mais tarde pode tornar-se agressiva em outras areas de sua vida: gastando demais, abusando das crianças, sendo agressiva com o marido ou divorciando emocional ou legalmente.

Não estamos procurando culpar as gerações anteriores quando examinamos o que nos machucou ou o que nos faltou quando crianças. Estamos fazendo um esforço genuíno para entender as raízes mais profundas por trás de nossos comportamentos compulsivos como adultas.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores