terça-feira, 29 de setembro de 2009

27.1 Perfeccionismo

Como filha de lares disfuncional, respondeu a seu ambiente imprevisível,e as vezes, destrutivo, procurando estabelecer uma atmosfera onde tudo está no controle.  Procurou organizar tudo e manter tudo no lugar. Tornando-se "criança modelo" ou pequenas adultas, para ser aceita e evitar criticas, especialmente, para aceitar-se, descobrindo areas nas quais sobressaia e as quais entregava-se. Tornando-se compulsiva quanto às demandas e exigencias. E estendendo essa atitude exigente a outros, tornando-se critica.
Cedo perdeu a habilidade de brincar, de gostar das coisas espontaneas e de ter alegria simples de uma criança. Ser criança não te intereçava muito quanto ser uma "pequena adulta", pois sua auto-estima dependia da qualidade de seu trabalho. Evitando as areas nas quais não podia sobresair-se, tendo medo de fazer coisas novas, que não estaria sob controle e que não teria habilidade de fazer bem. Para você, ser perfeita é não errar, e isso é de importancia vital. A habilidade de sentir-se bem depende disso.

Quando você é perfeccionista, normalmente:
a) leva a vida a sério demais
b) orgulha-se em coisas exteriores
c) é legalista
d) tem dificuldade em descançar
e) sente culpa falsa em não atingir suas próprias expectativas
f) age com rigidez
g) é muito exigente
h) é muito critica
i) é tensa e ansiosa

- CADERNINHO EM MÃOS:
1. Dê exemplos de seu tentativa de ser perfeccionista:

2. Explique as causas básicas, as raízes de seu perfeccionismo:

3. Quais os resultados negativos de seu perfeccionismo?

4. Depois de responder e anlisar suas respostas, vamos ao Divã de Deus?  Então ore assim:

Pai Celestial!
Elevo o meu coração a Ti em busca de calma, paciencia e sabedoria.
Tenho exigido muito de mim mesma e das pessoas que me cercam. A vida de hoje é tão cheia de atrasos, imprevistos, desacertos e tantas pequenas coisas que aparecem! Preciso aprender a ter paciencia, pois só vivo  com pressa e exigindo perfeição de todas as coisas das pessoas e de mim mesma. Por isso, vivo constantemente agoniada, ansiosa e nervosa. T que és Deus soberano e conhece o meu coração, dá-me tranquilidade, paciencia e moderação. Para que venha ter uma vida simples e agradável.
Quer ser paciente comigo, entender minhas limitações. Ser paciente com os outros, respeitando a maneira de cada um ser e realizar. Ter uma atitude paciente diante da vida. sabendo que tudo acontecerá no devido tempo e da maneira que deve ser. Que seja humilde e paciente com meu conjuge, filhos, chefe, companheiros de trabalho, vizinhos, amigos, emfim todos ao meu redor. E que a tua luz brilhe em meus caminhos, des de agora e para sempre. Em nome de Jesus, amém

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores