segunda-feira, 21 de setembro de 2009

21.1 Depressão

A depressão tem sido chamada de "gripe da psicologia", por ser tão frequente e comum. Quase todos passamos por algum período de depressão, como resposta à moret de alguem importante, à perda de emprego ou de outra coisa à qual nossa identidade ou forma de viver estava ligada. Para muitas, depressão é uma consequencia  de senti-se rejeitada, menoprezada ou desvalorizada no casamento ou no trabalho. è uma consequencia natural de ser rejeitada profundamente como criança, levando-te a viver a vida toda com um peso nos ombros, sugada e cansada emocionalmente pelo fardo que está carregando. Desconfiando da vida e das pessoas de forma geral, tendo uma perspectiva pessimista e não alegrando-se quando as coisas dão certo, porque sabe que logo alguma coisa mudará para tirar a aparente alegria que surgiu.

Alguem que está lidando com a depressão pode:
a) sentir-se abatida e triste
b) sentir-se pior no começo do dia
c) ter dificuldade em tomar decisões
d) ter dificuldade de dormir à noite
e) ter desejos de sumir ou morrer
f) ter crises de choro
g) estar sem energia
h) sentir-se derrotada
i) sentir-se inutil
j) sentir-se sem futuro

- CADERNINHO EM MÃOS:
1. Dê exemplos que indicam que você está deprimido

2. Explique as causas basicas, as raízes de sua depressão

3. Comente os resultados negativos de sua depressão.

4. Depois de refletir suas respostas, vamos ao Divã de Deus? Então ore assim:
Senhor meu Deus!
Olha para dentro de mim, pois estou deprimida!
Ninguem sabe o que está acontecendo comigo, mas Tu sabes, Senhor!
Sabes o quanto minha mente anda perturbada por pensamentos ruins. Sabes tambem da vontade que tenho de desistir de tudo. Me sinto perdida, me ajude Senhor!
Alivia meu sofrimento e tira esse peso de dentro de mim. Da-me novamente a alegria e a força para viver.
Que o Teu Espírito Santo venha sobre mim como a chuva que rega a terra, lavando-me de toda a tristeza e perturbação da minha alma. Assim como a escuridão se desfaz com o amanhecer de um novo dia, assim será a depressão que estou sentindo, ela irá se transformar em alegria e entusiasmo. Creio que o Senhor fará essa transformação em meu coração, porque me amas e  quer me ver feliz. Em nome de Jesus, Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores