segunda-feira, 21 de setembro de 2009

20.1 Carencia de Afeição Fisica:

Muitas de nós foram criadas sem afeição fisica. Pode ser que tenha até sofrido abuso emocional, fisico ou sexual. Quando a mão de seu pai ou mãe se levantava era motivo de medo, ao invés de expressão de carinho. Chegando a distanciar-se do toque fisico e de tudo o que esse toque representava. Quando alguem tenta te abraçar ou te tocar, um alarme soa dentro de você, às vezes acompanhado pela rigidez. Como adulta, tem dificuldade em estender amor fisico para outros. Dói muito, mas não consegue agir e responder com liberdade no ato sexual. È reprimida. Não consegue expressar amor de forma fisica para suas crianças. Possivelmente, descobriu que esta abusando delas de forma parecida a que você foi abusada.
Como nas outras areas tratadas, mutas vezes você precisa de terapia emocional para atingir as raízes de seus problemas. Isso é especialmente óbvio quando alguem tem sofrido abuso emocional, fisico ou sexual. Muitas mulheres se sentem abusadas e violadas por seus maridos, por terem tido relação sexual antes do casamento ou por serem forçadas dentro do casamento.

Carencia de afeição fisica pode causar:
a) constrangimento no ato sexual
b) sentimentos de inferioridade quanto a seu corpo
c) uma tendencia a abusar de outras pessoas, batendo nelas
d) distenciameamento nos relacionamentos, tendo muita dificuldade com a intimidade
e) tristeza e um forte sentimento de solidão
f) sentimento de rejeição, dificuldade em se aceitar e aceitar outros

- CADERNINHO EM MÃOS:
1. Dê exemplos que mostram sua carencia de afeição fisica:

2. Explique as causas basicas, as raízes dessa carencia:

3. Quais os resultados negativos de sua carencia de afeição fisica?

4. Depois de refletir sobre o que escreveu, vamos falar com Deus? Então ore assim:
Pai de amor!
Tenho me sentido solitária. Olho a minha volta e parece que ninguem realmente me compreende.
Não consigo compartilhar com ninguem meus sonhos, minhas tristezas, minhas alegrias. Parece que existe em torno de mim um muro que me separa das outras pessoas. Este sentimento me oprime Senhor, sinto dificuldades em me aproximar e tocar com afeto as pessoas. Livra-me Senhor deste sentimento, abre as portas da prisão  que me encontro e que eu mesma construi dentro de mim e liberta-me. Que eu possa vencer esta distancia que existe entre eu e o meu proximo. Que eu aprenda a amar e a atrair as pessoas para perto de mim. Que eu aprenda ir ao encontro delas e aperta-las com um forte abraço. Eu entrego nas tuas mãos o meu coração nesta hora. E creio que o Senhor fará por mim muito mais do que estou pedindo ou pensando. Em nome de Jesus, amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores