segunda-feira, 21 de setembro de 2009

18.1 Controladora ou Dominadora:


Quando criança, tinha pouco ou nenhum controle sobre seu meio ambiente ou sobre sua própria vida. Como adulta, tem uma necessidade enorme de controlar sentimentos e comportamentos, não só seu, como tambem os dos outros. Podendo se tornar rígida e incapaz de qualquer gesto de espontaniedade. Confiando somente em si mesma para fazer alguma coisa ou resolver situações. Manipulando os outros para conseguir sua aprovação e procurando manter uma medida de controle que te faça senti-se segura. Temendo que sua vida venha a se deteriorar, caso desista dessa posição de comando. Conclusao: ficando estressada e ansiosa sempre que sua autoridade ou controle é ameaçada.

Devido a essa necessidade de estar no controle, você pode:
a) ter dificuldade em aceitar mudanças
b) ter dificuldade em confiar em alguem
c) temer o fracasso
d) ser excesivamente crítica e rígida
e) ser intolerante
f) manipular as pessoas

- CADERNINHO EM MÃOS:
1. Dê exemplos que indicam que você está tentando controlar ou manipular pessoas ou situações:

2. Fale sobre as causas básicas, as raízes de sua necessidade de estar no controle?

3. Quais os resultados negativos de sua necessidade de estar no controle?

4. Depois de refletir sobre as suas anotações, ore assim:

Senhor meu Deus.
Venho a ti pedir ajuda e perdão pelo meus sentimentos. Reconheço que tenho tentado manipular a minha maneira pessoas e situações. Reconheço que fico muitíssimo irada quando algo foge aos meu controle.
No mundo de hoje é dificil encontrar a serenidade, Senhor!  Quando o que se sonha é a fama, o poder, reconhecimento e superioridade. Ensina-me a considerar o meu próximo acima de mim, resistir a tentação de querer as luzes e os aplausos como alvo principal na minha vida. Que meu coração seja humilde Senhor, desapegado das riquezas e das posições, que eu saiba no meu intimo que tudo vem de Ti. E que eu me lembre sempre que o Teu filho Jesus sendo Deus, tornou-se homem para ensinar-me que    se tornando pequeno para alcançar-me; tornou-se  o grande Salvador de minha vida. Agradeço Senhor, porque sei que operará em mim esta transformação. Em nome de Jesus, amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores