segunda-feira, 21 de setembro de 2009

17.1 Super Responsável

Você nunca tem tempo para olhar para si mesma por que está ocupada  e preocupada em tomar conta dos outros, resolver seus problemas, suprimir suas necessidades.Quando essa caracteristica torna-se muito acentuada,  você perde completamente sua propria identidade. Quando criança, assumiu  responsabilidades pelos problemas e preocupações que estavam muito alem de sua capacidade. E como resultado ficou  privada de uma infancia normal. Essas exigencias fora de epoca e os elogios que recebeu por ser "pequena-mulher" te fizeram acreditar que era forte como "super-mulher". Sua auto-estima se viu encorajada por cuidar dos outros e se sentir indispensável, dando um proposito à sua vida. como super-responsável sentiu mais à vontade em situações caóticas nas quais seria indispensável. Apesar de ficar ressentida com o fato dos outros receberem sempre e não darem nunca, sendo incapaz de aceitar que os outros cuidem de você. Não permitindo que sintam a alegria de te ajudar ou cuidar de você.

Como super-responsáveis, podemos:
a) tornar-se indispensável
b) socorrer outros
c) ignorar as proprias necessidades
d) perder a identidade
e) sentir-se uma super-heroína
f) tornar-se co-dependente

- CADERNINHO EM MÃOS
1. Dê exemplos objetivos que mostram que você está agindo como alguem super-responsável (super-heroi):

2. Quais as causas basicas, as raízes que levam você a cuidar de outras pessoas de forma compulsiva?

3. Identifique e explique os resultados negativos de você agir como super-responsável:

4. Depois de responder os itens, reflita o que escreveu e ore assim:
Senhor meu Deus!
Venho a Ti entregar a minha vida.
Coloco em Teu Altar todos os meus sonhos e minhas conquistas. Ajuda-me a olhar para mim mesma e reestabelecer antigos sonhos que sepultei ao longo do caminho quando parei de pensar em mim  para pensar e cuidar dos outros. Ajuda-me a repaginar a minha vida . Reconheço que tudo vem de Ti, por isso creio que tudo te pertence. Entrego nas tuas mãos os meus familiares:.................(nomeie cada um deles). Meus amigos:...............(nomeie cada um deles). Reconheço que só o Senhor tem o poder e pode ajuda-los a resolver seus problemas Entrego inclusive, Senhor, meus problemas e preocupações, entrego e sei que Tu farás milagres em minha vida e para minha felicidade pessoal. Entrego o meu futuro em tuas mãos, colocando-me em total dependencia, pois assim estou segura e confiante de que o Senhor fará o melhor para minha felicidade. A partir de agora, estou em paz, estou livre e confiante nos cuidados do Senhor. Em nome de Jesus, Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores