segunda-feira, 21 de setembro de 2009

16.1 Busca de Aprovação


Como resultado de uma criação disfuncional, você teme a critica e a desaprovação dos outros. Quando criança, ansiava desesperadamente pela aprovação de seus pais, avós, irmãos e de outras pessoas significativas. Isso raramente aconteceu. O resultado é que passa hoje a procurar constantemente pela aprovação de todo mundo. Essa necessidade de aprovação começa na infancia e entra na idade adulta, levando-a a orientar sua vida segundo as necessidades e desejos de outras pessoas. Em vez de procurar aprovação de forma positiva, procurava aprovação só para sentir-se melhos, para que os outros gostem de você. Acabou perdendo o contato com seus proprios sentimentos e desejos, impedida de reconhecer suas proprias necessidades e anseios legitimos. Seu ponto referencial acaba sendo as atitudes das outras pessoas, que procura  alterar para que sejam positivas para você. Lutando constantemente para agradar todo mundo e manter, com frequencia relacionamentos que são altamente destrutivos.

Quando precisa da aprovação dos outros, pode estar tentando:
a) esconder que sente-se inutil
b) ignorar suas proprias necessidades
c) esconder sua falta de confiança
d) agradar as pessoas
e) evitar criticas
f) impedir o fracasso

- CADERNINHO NAS MÃOS:

1. Dê exemplos específicos de seu comportamento que mostram que você busca a aprovação dos outros:

2. Identifique e descreva as razões pelas quais você busca essa aprovação:

3. Identifique e comente os resultados negativos de sua busca de aprovação:

4. Depois de responder todos os itens, leia devagar e com atenção e depois ore assim:

Ouve-me, oh Deus! Clamo a ti!
Venho a tua presença e trago meu coração quebrantado. Minha vida se consome em um sentimento ruim de rejeição ao ponto de não acreditar que as pessoas realmente me aceitam e me amam. Minhas feridas ninguem vê Senhor, pois está na minha alma. Livra-me, purifica-me e renova em mim um sentimento novo de auto-aprovação. Cura-me completamente, retirando todo trauma, todo mal, toda lembrança má e sentimento negativo da minha alma. Cria em mim um coração novo, limpo, amoroso e confiante. Restaura minha mente onde habitará bons pensamentos e recordações Coloca o Teu Espírito Santo em mim para que eu possa viver sã, salva e em paz. Em nome de Jesus, amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores